CHAMADA ABERTA | Breathing Space

Aplicações encerradas
Nos últimos seis meses, muitas das nossas suposições sobre a sociedade, cultura e economia foram reviradas ou quebradas. Vemos em igual medida o surgimento de possibilidades de mudanças rápidas e transformadoras, e o aprofundamento das fraturas e injustiças existentes. É claro que estamos em um período de perturbação que nem começou nem terminará com a pandemia do COVID-19, e em que as maiores crises socio-econômicas e ecológicas do nosso tempo se tornam vivas e presentes.
Para Pro Helvetia Johannesburg, enfrentamos com renovada nitidez a questão da relevância da nossa tarefa central de intercâmbio internacional e colaboração nas artes durante um período em que muitos artistas neste continente vêm os seus meios de subsistência bloqueados e em que muitas organizações e empresas estão enfrentando colapso. Embora a mobilidade física tenha sido massivamente reduzida durante este período, encontramo-nos com um interesse mais profundo nas possibilidades criativas que existem no mundo digital, não apenas para superar a distância física, mas também como um meio para a criação e recepção de trabalhos artísticos.
Neste cenário, a presente chamada procura permitir um ‘espaço para respirar’ modesto, aos profissionais; organizações e redes de artes do sub-continente, para repensarem novos caminhos de trabalho e remoldarem a forma e posição do trabalho cultural e criativo. A chamada visa abrir oportunidades para experimentar novas possibilidades e formatos de produção artística, intercâmbio, colaboração, apresentação e recepção, em resposta às complexas demandas da atualidade, tanto a nível local quanto global.
Indo além dos nossos instrumentos normais de financiamento, a presente chamada apóia idéias e iniciativas inteiramente novas, bem como a ampliação ou extensão das práticas artísticas já existentes em resposta a estas mudanças. Também estamos abertos a propostas que envolvam a exploração de novos formatos e abordagens, bem como a projetos que usem este momento de ruptura global para se envolverem mais profundamente ou interrogarem métodos e práticas de arquivos mais antigos – ou mesmo fazer ambas. Abordagens analógicas e digitais são igualmente bem-vindas. Não é esperado que as propostas abordem o COVID – 19 a nível do tema ou conteúdo.
Embora a conexão com o cenário artístico suíço seja bem-vinda, não é um requisito para esta chamada: temos mais interesse em criar possibilidades locais no sub-continente que possam no futuro fornecer uma base para o intercâmbio e a conexão com o cenário artístico suíço e o campo cultural de forma geral.
Critério de seleção:
- Clareza no propósito, resultados pretendidos e métodos? (Está claro o que você quer fazer e porquê?)
- Originalidade no conceito e métodos, qualidade artística e relevância (O projeto contribuirá com algo novo e significativo para o campo no conceito e na abordagem? O projeto terá uma vida além do estágio imediato coberto pelo subsídio?)
- Histórico e profissionalismo do candidato e sua rede (o projeto será executado profissionalmente?)
Elegibilidade:
- Aberto a artistas, coletivos e organizações de todo o continente africano, exceto o norte da África (que é coberto por uma chamada paralela do nosso escritório no Cairo). Os candidatos devem estar activamente envolvidos no campo das artes profissionais no sub-continente.
- Aberto a todas as disciplinas em que o Pro Helvetia actua – música, artes cênicas, artes visuais, literatura, design, mídia interativa e trabalho interdisciplinar. Atenção que filmes cinematográficos (longa-metragem, curta-metragem e conteúdo documental para exibição cinematográfica ou transmissão televisiva) está excluído do mandato da Pro Helvetia.
- As atividades cobertas pela concessão devem ser concluídas e relatadas até o final de Abril de 2021.
- Apenas um aplicativo por indivíduo/organização.
- As solicitações devem estar entre CHF 2.000 e CHF 10.000 em valor (cerca de US $ 2.100 – US $ 10.500). Quanto mais preciso, específico e claro o orçamento estiver em relação ao que você está a tentar alcançar, melhor.
- Não estamos em condições de cobrir os salários gerais e os custos operacionais de organizações e instituições, além de uma taxa administrativa razoável do projeto que pode ser incluída na proposta de orçamento (normalmente não mais que 10% do orçamento total). No entanto, as taxas de artistas e especialistas específicos do projeto podem ser incluídas como custos elegíveis.
Procedimento de aplicação:
- A chamada está aberta até à meia-noite de 31 de Agosto de 2020 (GMT+2)
- As solicitações devem ser em inglês e submetidas através do nosso portal online myprohelvetia.ch
O seu envio on-line deve incluir:
- Uma nota conceitual, com no máximo 4.000 caracteres, resumindo o Porquê? O quê? Como? Quem? dimensões do projeto
- Um cronograma e orçamento indicativos
- Por favor use o Modelo de download Applicat Budget Template. Se a sua aplicação for bem-sucedida, esse modelo também poderá ser usado para gerar relatórios.
- Informações sobre o candidato e quaisquer outros parceiros individuais ou organizacionais envolvidos.
- Se relevante, o solicitante deve indicar como as medidas locais de saúde e segurança pública relacionadas ao COVID-19 serão aplicadas.
Para mais informações, envie um email para johannesburg@prohelvetia.org.za